FATOR DE SEGURANÇA

FATOR DE SEGURANÇA

Exemplificando com o fator 5:1 (cinco por um). Significa que um cabo de aço só rompe com 5 x o valor de sua carga de trabalho. Quer dizer que, se uma linga de 3/8” levanta 1,1tf, eu posso eventualmente levantar 2,2tf que não vai arrebentar? Sim e não. Sim, consegue levantar. Não, não deve levantar!

Podemos dizer que o Fator de Segurança (FS) é a capacidade que um dispositivo tem de suportar uma Carga de trabalho superior ao seu limite? Jamais! A capacidade nominal — ou Carga Máxima de Trabalho — deve ser sempre respeitada, independente do fator de segurança do equipamento de movimentação.

O fator de segurança existe para garantir que o dispositivo irá suportar os esforços dinâmicos que ocorrem durante a movimentação de carga; estes sim, serão sempre maiores do que a carga nominal, caso contrário não haveria sequer a movimentação: o material ficaria estático!

Então, o Fator de Segurança não tem nada a ver com as cargas efetivas? Sim, é exatamente isso que precisa ficar claro. A capacidade deve ser sempre respeitada e deve ser levada em consideração ao se projetar uma movimentação. Já o Fator de Segurança deve ser ignorado e jamais fazer parte de qualquer tipo de cálculo ou projeção em uma movimentação de cargas. Ele serve para que a operação ocorra com segurança, para suportar os esforços dinâmicos na movimentação. Quais seriam estes esforços dinâmicos? São esforços como o vento, possíveis esbarrões que a carga sofra no caminho, e principalmente o esforço contra a gravidade.

No içamento, por mais que uma carga tenha um peso de 1.000kg, ela precisará de um esforço de 1.520kg para poder ser elevada, isto supondo uma movimentação ocorrendo a uma velocidade de 3 m/min.

A partir daí, você já entendeu porque o FS jamais deve ser entendido como “permissão para erguer uma carga mais pesada”.

Posts Recentes

CABO DE AÇO NÃO ARREBENTA!

Apesar de parecer uma afirmação estranha aos olhos de quem já presenciou algum acidente envolvendo cabos de aço, ou mesmo de quem foi vitimizado por um sinistro em decorrência da ruptura de cabos de aço…

SAIBA MAIS →

Contatos

Matriz - Rio de Janeiro